top of page
música.png

Educação musical - aulas particulares

Em todos esses anos em que tenho me dedicado à educação musical, constatei que é muito comum as pessoas buscarem o aprendizado da música por meio de um instrumento musical específico: piano, violão, flauta, etc. Poucas pessoas têm consciência de que a música é uma linguagem e os instrumentos musicais são veículos de expressão dessa linguagem. Existem diversos instrumentos musicais e cada um deles nos apresenta um olhar musical particular. Começar o estudo musical através de um só instrumento, na minha opinião, não é o caminho mais saudável e eficaz. É como se quiséssemos estudar português apenas pelo olhar da morfologia, e ignorássemos a sintaxe e a semântica. Ou estudássemos matemática apenas pelo olhar da álgebra, e não déssemos atenção à geometria, à trigonometria e aritmética.

Não é à toa que nossos primeiros anos escolares são orientados por uma visão menos segmentada dos saberes: uma base integrativa nos possibilita enxergar as relações existentes entre todas as coisas quando embarcamos em  viagens mais específicas de aprendizado.

Os primeiros anos de estudo musical podem e devem explorar instrumentos diversos, incluindo principalmente o nosso primeiro e mais importante instrumento: o corpo.

 

Mais importante ainda é o desenvolvimento da escuta: perceber como nos relacionamos com os sons e de como eles se relacionam entre si. Estudar música é aprender a se conectar com emoções e também aprender a expressá-las por meio do sons. É aprender sobre sua história pessoal e coletiva sob um olhar artístico! Estudar música é estudar o universo! Vamos juntos nessa jornada?

-Leandro Kfouri é educador musical e regente graduado pelo Instituto de Artes da UNESP. Recebeu prêmio de excelência pelo seu trabalho de graduação intitulado “A importância do canto coral na educação musical”. É cofundador do “Da Capo”, primeiro cursinho gratuito do Brasil preparatório para as provas específicas dos vestibulares de música, reconhecido e integrado pela UNESP. Atuou em diversos projetos socioeducativos em São Paulo, como o projeto Guri Santa Marcelina e o projeto Caminhos Sonoros.

 

Inscrições e mais informações via whatsapp 11 99513.2332

bottom of page